**Oportunidade no nicho do e-commerce: como o contador pode se tornar um parceiro estratégico e valorizado**

Como contadores, sabemos que o e-commerce é um mercado em constante evolução, com novas oportunidades e desafios surgindo a cada dia. No entanto, muitos contadores ainda não percebem a magnitude do impacto que podem ter em ajudar os e-commerces a crescer e a se desenvolver. Nesse artigo, vamos explorar como contadores podem se tornar parceiros estratégicos e valorizados para os e-commerces, ajudando a reduzir custos, a estruturar operações e a melhorar a tomada de decisões.

Entenda a estrutura de custos do e-commerce

Antes de falar em tributos ou estratégia, é fundamental entender onde estão os custos de um e-commerce. São muitos, e nem sempre bem organizados. Alguns exemplos incluem plataformas, hospedagem e apps, taxas de pagamento e antecipação, ERP e integração com marketplaces, logística e frete, equipe e prestadores, e tributos, com destaque para o ICMS.

Como contadores, podemos criar um plano de contas eficiente, ajudar na formação de preços com base na margem real e mostrar onde estão os gargalos financeiros que o cliente nem enxerga.

Ajudem seu cliente a estruturar o digital e o financeiro

Muitos e-commerces começam de forma improvisada, com PJ misturado com PF, falta de controle sobre recebíveis e ausência de processo na emissão fiscal. Como contadores, podemos apoiar em escolha de plataformas e ERPs com integração contábil, avaliação de taxas de gateways e antecipações, organização do fluxo de caixa e estruturação fiscal desde a entrada de mercadorias até a emissão de NF.

ICMS: o maior ralo de dinheiro do e-commerce

O ICMS é, sem dúvida, o tributo que mais impacta a operação de quem vende online. E a maioria dos empreendedores digitais não conhece as possibilidades de redução legal da carga tributária. Como contadores, podemos atuar com simulações entre regimes tributários com base em faturamento e ticket médio, análise do ICMS-ST e possibilidade de ressarcimento, apoio na obtenção de regimes especiais estaduais e planejamento fiscal por tipo de produto e canal de venda.

Leve inteligência financeira para o cliente

O empreendedor digital quer vender, mas precisa de alguém que ajude a interpretar os números e tomar decisões com base em dados. Como contadores, podemos agregar valor com relatórios de margem por produto ou canal, DREs simplificados e focados no que importa, projeções de carga tributária conforme crescimento e dashboards integrados com os sistemas do cliente.

Especialize-se no segmento, mesmo com honorários moderados

O e-commerce oferece grandes oportunidades para quem entrega valor, mesmo que os honorários nem sempre sejam altos no início. A verdadeira vantagem está em trabalhar com um segmento em expansão, ter um portfólio sólido para posicionamento de autoridade e entregar soluções concretas que geram resultado e fidelização.

Conclusão: a estratégia está em quem caminha com você

Atender e-commerces exige técnica, visão e atualização constante. Mais do que isso, exige parcerias certas para entregar o que o cliente espera e precisa. Ter um parceiro tributário estratégico pode não apenas ajudar seu cliente a economizar, mas também aumentar a percepção de valor sobre o seu serviço — e, principalmente, reter clientes por mais tempo com entregas que vão além do básico.

Entre em contato com a LICHIERI & ASSOCIADOS LTDA. para mais informações e soluções personalizadas que atendam às necessidades da sua empresa. Estamos aqui para ajudar você a crescer e a alcançar o sucesso desejado!

Picture of Fabio Lichieri Jorge

Fabio Lichieri Jorge

Um contador que não apenas lida com números, mas que também transforma a burocracia em algo mais leve (sim, é possível!). Graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Controladoria e Finanças, Gestão de Custos e Planejamento Estratégico, Direito Tributário, entre outras áreas – eu poderia continuar listando, mas não vou te cansar. Além de contador, sou um curioso de carteirinha. Amo ler, ouvir música e viajar, porque afinal, até quem lida com balanços patrimoniais precisa de um tempo para se inspirar. Sensível e intenso? Sim, essa é a minha marca. Eu acredito que é preciso entender o lado humano para entregar o melhor serviço.

Compartilhe nas mídias:

Fale Conosco

Nossa Newsletter