Proteja seu negócio e seus bolsos neste Carnaval: 12 dicas essenciais

Saiba como evitar fraudes e golpes durante as festividades

Com o Carnaval chegando, o volume de transações financeiras aumenta significativamente, aumentando também o risco de fraudes e golpes. Clonagem de cartões, transações bancárias fraudulentas com roubo de dados online e sites falsos são algumas das situações mais comuns enfrentadas por empresas e consumidores neste período. É fundamental que você, como empresário ou gestor, esteja ciente dos riscos e tome medidas para proteger seu negócio e seus clientes.

A diretora de Payments & Banking da Vindi, Monisi Costa, destaca a importância das medidas de proteção tanto para empresas quanto para clientes. “No online e no físico, é essencial redobrar o cuidado para evitar compartilhamento de dados em sites falsos ou pagamentos por aproximação sem consentimento”, afirma ela.

Para ajudar a combater essas ameaças, a especialista do Vindi reuniu 12 dicas essenciais para as empresas protegerem seus e-commerces e para consumidores se prevenirem contra fraudes.

PROTEÇÃO PARA O E-COMMERCE E CLIENTES

1. Investimento em segurança: utilize um sistema antifraude com inteligência artificial para analisar comportamentos de compra e identificar transações suspeitas.
2. Certificações de segurança: os certificados como SSL são fundamentais para criptografar os dados dos clientes e garantir sua proteção.
3. Checkout simples e seguro: evite redirecionamentos que possam expor os clientes a sites falsos. O checkout transparente permite a conclusão da compra no mesmo ambiente, tornando-se mais seguro.
4. Monitoramento em tempo real: identifique possíveis fraudes como compras com padrões incomuns, como várias compras seguidas de valores elevados ou pedidos vindos de IPs suspeitos.
5. Políticas claras: mantenha em fácil acesso informações claras sobre as políticas de trocas, devoluções e cancelamentos de pedidos pelo cliente, evitando disputas e fortalecendo a confiança do consumidor.
6. Conformidade com normas: siga os regulamentos de segurança, como o PCI-DSS, garantindo a proteção de dados financeiros dos clientes e evitando penalidades e riscos reputacionais à sua empresa.

EVITE GOLPES E FRAUDES

Para os consumidores que vão curtir o Carnaval fora de casa, é preciso redobrar os cuidados com carteiras e celulares a fim de evitar furtos e uso indevidos de seus cartões e celulares para pagamentos e transferências.

1. Cuidado na rua: evite o uso de celular e levar inúmeros meios de pagamento durante os blocos de rua. Confira recibos e valores cobrados ao realizar pagamentos em máquinas.
2. Furto ou perda: em caso de furto ou perda de cartões e celulares, contate seu banco e operadora de celular imediatamente, além de registrar um boletim de ocorrência.
3. Compras online: pesquise a reputação da loja, verifique se a empresa possui CNPJ e canais de atendimento. Desconfie de ofertas muito atraentes e vantajosas com produtos a preços muito abaixo do mercado.
4. Senhas e acessos: utilize senhas fortes, bloqueie o celular e aplicativos, tenha verificações de dois fatores e outras medidas de segurança.
5. Redes seguras: evite realizar compras e transferências por Pix por meio de redes Wi-Fi públicas e sempre conte com dispositivos com antivírus atualizado. Sites com domínio “https” e Selos de Segurança são mais confiáveis.
6. Guarde comprovantes: salvar ou imprimir os comprovantes das compras online é essencial.

Com essas dicas, você estará melhor preparado para enfrentar os riscos financeiros do Carnaval. Procure sempre por soluções personalizadas que atendam às necessidades da sua empresa e ajude-a a crescer e alcançar o sucesso desejado.

Picture of Fabio Lichieri Jorge

Fabio Lichieri Jorge

Um contador que não apenas lida com números, mas que também transforma a burocracia em algo mais leve (sim, é possível!). Graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Controladoria e Finanças, Gestão de Custos e Planejamento Estratégico, Direito Tributário, entre outras áreas – eu poderia continuar listando, mas não vou te cansar. Além de contador, sou um curioso de carteirinha. Amo ler, ouvir música e viajar, porque afinal, até quem lida com balanços patrimoniais precisa de um tempo para se inspirar. Sensível e intenso? Sim, essa é a minha marca. Eu acredito que é preciso entender o lado humano para entregar o melhor serviço.

Compartilhe nas mídias:

Fale Conosco

Nossa Newsletter