IRPF 2025: O Impacto da Declaração Pré-Preenchida no Prazo para os Contribuintes e Contadores

A Receita Federal divulgou as regras do Imposto de Renda (IRPF) 2025, e embora o prazo para a declaração tenha sido confirmado para começar em 17 de março, a declaração pré-preenchida apenas será disponibilizada em 1º de abril, mais de duas semanas após o início do prazo. Essa decisão gerou grande tumulto nas redes sociais, especialmente entre os contadores, que utilizam a pré-preenchida na prestação do serviço da declaração do IR de seus clientes.
A classe contábil se encontra em uma difícil posição, pedindo aos clientes que aguardem até abril ou enviarem o IRPF 2025 sem a pré-preenchida, o que dificulta ainda mais o trabalho. A Receita Federal afirmou que tiveram “dificuldades internas” e não conseguiram liberar a pré-preenchida junto ao prazo que eles mesmos estipularam. No entanto, a classe contábil é um dos principais prejudicados pela decisão, já que a pré-preenchida é muito utilizada pelos contadores na prestação do serviço.

No Instagram, por exemplo, muitos contadores compartilharam sua frustração com a data e pontuaram que, na prática, o IRPF começa só em abril e não em março. Assim, os contadores devem aguardar 15 dias para começar a enviar a declaração do Imposto de Renda de seus clientes ou fazer o envio sem a pré-preenchida entre 17 e 31 de março. Em ambos os casos, a classe contábil é impactada diretamente.
Muitos leitores estão aguardando a posição do Conselho Federal de Contabilidade e outras entidades para tentar uma melhora do cenário. A classe contábil está em um momento de incerteza e precisa de apoio para enfrentar esse desafio.

Mensagem de incentivo:

Entre em contato com a LICHIERI & ASSOCIADOS LTDA. para mais informações e soluções personalizadas que atendem às necessidades da sua empresa. Estamos aqui para ajudar você a crescer e a alcançar o sucesso desejado!

Fonte do conteúdo: Autoria própria.

Picture of Fabio Lichieri Jorge

Fabio Lichieri Jorge

Um contador que não apenas lida com números, mas que também transforma a burocracia em algo mais leve (sim, é possível!). Graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Controladoria e Finanças, Gestão de Custos e Planejamento Estratégico, Direito Tributário, entre outras áreas – eu poderia continuar listando, mas não vou te cansar. Além de contador, sou um curioso de carteirinha. Amo ler, ouvir música e viajar, porque afinal, até quem lida com balanços patrimoniais precisa de um tempo para se inspirar. Sensível e intenso? Sim, essa é a minha marca. Eu acredito que é preciso entender o lado humano para entregar o melhor serviço.

Compartilhe nas mídias:

Fale Conosco

Nossa Newsletter